top of page
  • Cícero Fernando

Os pecados de Mano Menezes


Final das olimpíadas e nenhuma novidade, mais uma vez decepcionamos no futebol e novamente ficamos sem o Ouro. Esse time não era as mil maravilhas, mas dentre os participantes era o mais forte e o que mais tinha condições de vencer, mesmo jogando com um jogador que só faz número em campo, chamado Sandro. Mas afinal a culpa é de quem? De Mano Menezes é claro! Observando quase todos os jogos destas olimpíadas e principalmente os do Brasil, cito os principais erros cometidos pelo técnico da nossa seleção.


1 - Não viu os jogos do México, ou a não tem olheiros competentes na sua comissão técnica. O time do México, como eu havia notado e comentado em uma postagem anterior, mostrou em todos os jogos ter problemas na bola aérea, jogar fechado, ainda mais não tendo Giovani dos Santos, e pressionar a saída de bola adversária. O Mano não sabia disso, se soubesse não teria colocado de início o Alex Sandro, ia por Hulk ou Lucas pois o México não ia dar muito trabalho para a defesa brasileira, ia ficar atrás esperando um erro do adversário. Jogadores que tem uma péssima qualidade de passe como Rafael, Sandro e Juan poderiam ter sido evitados nesta decisão.


2 - Bola aérea. O Brasil tem jogadores altos e bons no cabeceio. Sabendo do problema de estatura possui a seleção mexicana, esse quesito deveria ter sido bem explorado pela nossa seleção. A única hora em que vários jogadores estiveram na area mexicana para receber um cruzamento foi com Oscar faltando segundos pro final da partida, e conseguiu um cabeceio fácil, mas perdeu, nas outras ocasiões ou era um mal cruzamento ou era só o Leandro Damião na área contra 4 zagueiros.


3 - Escalou mal a equipe. Por não ter estudado a forma de jogar do México, saiu com o time errado. O México ia jogar no esperando erros do Brasil, só se defendendo, e como a defesa do Brasil merece o troféu "Que Beleza!" (Comentário padrão de Milton Leite para furões e jogadas feias) conseguiu o que queria com nada mais que 28 segundos, e ai o senhor Mano teve que fazer uma substituição com menos de 30 minutos, sendo que se estudasse o adversário poderia muito bem já sair com o Hulk em campo, isso se chama falta de ousadia e coragem.


4 - Demorou muito para colocar Pato e Lucas no jogo. O Brasil perdia e Mano estava com medo de tomar mais gols. O México não oferecia perigos a seleção, então porque mantêr dois volantes que nem participavam do jogo? Deveria colocar um dos atacantes já no intervalo, caso não desse certo com 25 ou 30 minutos poderia colocar o outro no jogo. Pato entrou aos 35 do segundo tempo, e Lucas quando já estava 2x0 aos 42 também do segundo tempo, ou seja, um jogador que todos sabemos que pode decidir em uma jogada individual o jogo tem apenas 8 minutos para jogar. Acredito que por isso ele tanto chorou, sabia que podia contribuir muito, mas o técnico não o deu tempo pra isso.


bottom of page